domingo, 27 de abril de 2008

Dica de HQ: Sandman

Larissa Helena

Sandman, Morpheus ou Sonho é um personagem do famoso escritor
britânico Neil Gaiman (o autor dos livros Deuses Americanos e Stardust - que virou filme recentemente).

O Sandman é o personagem principal de uma História em Quadrinhos muito famosa nos Estados Unidos, que vem ganhando popularidade no Brasil há alguns anos. São, ao todo, dez volumes de histórias. E o nono (Sandman - Entes Queridos) acaba de ser lançado no Brasil pela editora Conrad.

Mas quem é esse tal de Sonho? Bem, ele é o governante do mundo dos sonhos (Sonhar),
um lugar que muda de forma de acordo com a sua vontade.

Como o Sonho é muito antigo, a história começa quando ele é liberto de uma prisão e volta ao seu reino, encontrando-o destruído. Aí ele decide...é, não dá pra contar. Para saber o resto, só lendo a revista mesmo.

Diogo Minohara, de 22 anos, fã do autor e da série, explica por que gosta tanto das histórias: Para ele, o melhor de tudo é "a grande quantidade de cultura cult e erudita que você consegue encontrar na série. Uma música, um filme, um quadro famoso, um personagem relevante para uma época, um personagem desconhecido para muitos, importante para outros ou um nome famoso. Cultura essa muitas vezes mostrada e contada ao longo das páginas pela arte, como sutis referências gráficas, comentadas pelos personagens ou contadas como parte da história. Há também os personagens introduzidos por Gaiman, que na maioria das vezes são carismáticos e bem humanos, fáceis de se identificar, até mesmo quando são Deuses ou Perpétuos."

O Sonho, por exemplo, é um herói nobre e trágico - muito diferente do que se esperaria de alguém responsável pelos sonhos. De acordo com Diogo, é difícil não ficar fascinado por Morpheus: "Creio que por ser o personagem título, neste caso o principal, você acompanha toda a trajetória dele (...) É bem difícil não sentir afeto ou até se identificar com o personagem. Mas o que eu mais gosto nele são as suas demonstrações de poder: quando necessário ele não hesita em utilizá-lo."


O Sandman é muito ligado a sua irmã mais velha, a Morte - também ao contrário do que se espera, uma personagem muito carismática e alegre, que fez tanto sucesso que acabou ganhando a própria revista.

Minohara finaliza comentando um pouco sobre o estilo de Gaiman: "As suas histórias são em sua maioria, diferentes das histórias escritas na época, fugindo dos estereótipos dos super-heróis e casos românticos e colocando o leitor num mundo de Deuses, mitologias, conceitos e religiões, onde eles são tratados de forma nunca antes vista."


Para quem prefere ler em inglês, a Conrad lançou recentemente o Absolute Sandman, em 2 volumes.



Quer Mais?

Um comentário:

Andir disse...

Oweee. Post muito bom.

O.K., na verdade qualquer post que meramente cite Sandman passa a ser bom, esse post então passa a ser ótimo e muito educativo.

Só lanço a dica: LEIAM!

Leiam também a Belas Maldições; Deuses Americanos; Stardust; Coraline e etc.