segunda-feira, 24 de março de 2008

50 anos de Bossa Nova

Larissa Helena

Em 2008, o Brasil comemora os 50 anos de Bossa Nova. A comemoração toma por base o ano de 1958, em que foi lançado o disco de Elizeth Cardoso, em que João Gilberto fazia uma participação especial com a Canção do Amor demais. Pouco tempo depois, Gilberto lançaria o disco Chega de Saudade, com uma faixa do mesmo nome, que continha composições de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Esses dois lançamentos são marcos definitivos para o movimento da bossa, que já vinha tomando o ambiente carioca desde o início da década de 50.

Agora, 50 anos depois, a Bossa ainda faz parte do imaginário brasileiro: “A maioria das pessoas ainda identifica a Bossa Nova à temática carioca de samba, praia e verão, e a uma idealização dos anos 50 e 60 como tendo sido os ‘anos dourados’. Mas a Bossa Nova sempre foi muito mais que isso (...)A Bossa Nova é um patrimônio cultural brasileiro, sem época, e assim deve ser tratada.” – afirma o escritor Ruy Castro, autor de diversos livros sobre a Bossa Nova (veja a íntegra da entrevista).

Os shows comemorativos, realizados nos meses de janeiro e março, no Rio, lotaram. Mas ainda há outras festividades planejadas, como shows em São Paulo (de data ainda indefinida) e em outros países amantes da Bossa, como o Japão, por exemplo.


Mas se você mora no Rio, ainda dá tempo de curtir as comemorações: A Bossa Nova é instrumental vai ser dia 25 de março, na Sala Baden Powell, e conta com Chico Batera, Sérgio Barrozo e Kiko Continentino, tocando os grandes clássicos da Bossa. Além disso, tem também Leny Andrade e Miéle, no teatro Rival Petrobrás, no próximo fim de semana.

Foto 1: "Rapaziada Bossa Nova": Tom, Vinícius, Bôscoli, Menescal e Carlinhos.
Foto 2: João Gilberto
Foto 3: Vinícius de Moraes e Tom Jobim

Quer mais sobre Bossa Nova?

Experimente então:

  • Mais Shows:
  1. Patty Ascher
  2. Jimmy Santa Cruz e Carla Lai
  • Livros sobre a Bossa:
  • Do Ruy Castro:
  1. Chega de Saudade
  2. Rio Bossa Nova
  3. A Onda que se Ergueu no Mar
  4. Bossa Nova: the Story of the Brazilian Music that Seduced the World
  • E ainda:
  1. Momento Bossa Nova
  2. Bossa Nova, de Alexandre Machado

Um comentário:

Célio Albuquerque disse...

BEBOSSA CANTA A BOSSA E OUTRAS BOSSAS







O grupo vocal carioca Bebossa realiza no próximo dia 11 de fevereiro, nas Casas Casadas, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, mais um espetáculo sobre o repertório de seu primeiro cd, lançado pelo selo Sala de Som Records.

Além de músicas que constam em seu primeiro disco estão no repertório Bananeira, de João Donato e Gilberto Gil e O Barquinho, de Menescal e Boscoli.

Mantendo a tradição de bons grupos vocais nacionais, como Boca Livre, Os Cariocas, MPB4,e Quarteto Em Cy, está chegando ao mercado, o primeiro cd do grupo BeBossa. Sexteto vocal, criado no ano 2000, tem como principal característica o fato dos sons serem produzidos apenas pelas vozes, sem nenhum instrumento, ou seja, a capela. As vozes soam como instrumentos proporcionando ao público a sensação de estarem ouvindo uma banda, com sons de trumpetes, baixos, guitarras e percussões, mas tudo dentro de um clima que poderia ser caracterizado como cool, bem Bossa Nova.

O BeBossa é formado por Marcela Velon, Carol Assad, Cissa de Luna, Cauê Nardi, Matias Corrêa e Zeca Rodrigues (direção musical e arranjos).

Para o repertório do cd, de dez faixas, foram escaladas músicas como Pra que discutir com madame (Janet de Almeida e Haroldo Barbosa), Luiza (Tom Jobim), Samba de verão (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle) e Só tinha de ser com você (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira) Parte do trabalho do grupo, pode ser ouvida no seguinte endereço : http://www.myspace.com/ bebossavocal







O show



BeBossa e outras bossas

Quando: 11/02
Horário: 20h

Onde: Casas Casadas (Anexo)

Rua das Laranjeiras, 307/Anexo ás Casas Casadas - entrada pela rua Leite Leal
Tel: 2225-7332Ingressos : R$ 20 inteira e R$ 15 (convite amigo – enviando email para maria@saladesom.com.br)

Censura Livre



Informações para Imprensa

BalaioBrasil/ Célio Albuquerque

Tel 21 8129 6647

balaiobrasil@gmail.com

www.saladesom.com.br