segunda-feira, 10 de março de 2008

Bolso vazio mente cheia: gaste pouco sem ficar por fora

Patricia Hermes da Fonseca

Que a cidade maravilhosa sempre possuiu uma vasta programação cultural, contando com os melhores shows nacionais e internacionais, peças de teatro, galerias de arte, museus e um ótimo e sempre atualizado circuito de cinema, isso não é novidade. Apesar disso, um dos problemas que faz o carioca não freqüentar esses ambientes é o alto custo das programações. Com isso, reunimos algumas dicas para nenhum carioca ficar de fora dos programas de lazer com informação.

Na lista podemos destacar o Instituto Moreira Salles, um prazeroso ambiente para um café de fim de tarde. Os artistas Marcelo Grassmann e Augusto Malta estão em cartaz com seus trabalhos. O lugar conta também com mostras de fotografias, exibições de filmes e programação infantil.
http://ims.uol.com.br/

Ainda na Gávea, a galeria Anna Maria Niemeyer representa e apresenta alguns dos mais importantes nomes da arte contemporânea brasileira e chama atenção por já ter realizado mais de 250 mostras individuais, algumas poucas e seletas exposições coletivas e eventuais lançamentos de livros, ligados à arte e a cultura.
http://www.annamarianiemeyer.com.br/

Outro espaço da zona sul, conhecido por seu charme, é o Parque Lage. A casa promove encontros com artistas todos os sábados, uma vez por mês a partir de março, com entrada franca. Neste próximo sábado, dia 15, o evento conta com a participação de Luiz Ernesto e Milton Machado.
http://www.eavparquelage.org.br/

Mudando os ares, o centro é outra excelente dica para programas com baixos custos. Por abrigar alguns dos principais museus da cidade como a Casa França-Brasil, Centro da Justiça Federal, Paço Imperial, Centro Cultural dos Correios, Museu de Belas Artes, Centro Cultural Light, Galeria Durex, Biblioteca Nacional e o CCBB. Este último em cartaz com a mostra Os Trópicos - Visões a partir do Centro do Globo em cartaz até 04 de maio e o 13 Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade. Vale a pena dar uma conferida.

Com essas dicas, o carioca vai precisar inventar desculpas para perder esses excelentes programas tanto para a mente quanto para o bolso.

Nenhum comentário: