segunda-feira, 17 de março de 2008

De internauta para internauta

Larissa Helena

A web 2.0 disponibiliza formas cada vez mais inovadoras de promover a interação entre os usuários da Internet.

Os exemplos mais conhecidos no Brasil são o YouTube e a Wikipédia, sites de compartilhamento, onde as informações são inseridas pelos próprios usuários, e os outros podem editar, controlar, votar, comentar.

Entretanto, uma das maiores novidades na área é o Reddit: o mais famoso site de social-bookmarking da atualidade, no qual qualquer um pode se inscrever.

Num site de Social-Bookmarking, os inscritos podem postar links que consideram interessantes. Os outros visitantes do site votam positiva ou negativamente de acordo com sua opinão sobre o link. Cada votação positiva (upvote) dá um ponto para link, enquanto cada votação negativa (downvote) retira um ponto. Esses links são organizados por ordem de pontuação, ou seja, o que mais interessou fica no topo, chamando a atenção de novos internautas.

“Os próprios usuários administram o conteúdo. Quando há alguma notícia que eles não gostam, ou que acham que é fora do padrão, eles mesmos colocam para baixo e ela cai no esquecimento”, explica Renato Silveira, moderador do Subreddit de Imagens e Comics.

Isso é bookmarking. A parte social tem a ver com o que o site chama de “karma”: quanto mais o internauta posta, e quanto mais os outros votam positivamente no que ele postou, mais pontos ele ganha. E se votarem negativamente, ele perde pontos também. “ Se um usuário tiver muitos pontos negativos, as notícias dele nem aparecem na página de novidades, por exemplo” comenta Renato.

O reddit possui ainda uma barra de navegação intitulada recommended, ou seja, recomendada, em que o site, baseado no perfil do internauta e nas suas últimas votações, seleciona links que ele gostaria de ver.

Além do reddit, há outros sites do gênero, como o Digg e StumbleUpon. O social-bookmarking ainda não faz tanto sucesso no Brasil quanto nos Estados Unidos. Ainda assim, vale a pena conferir esta nova tendência, em que o internauta é quem faz e quem decide o que vale a pena ver.

Confira a entrevista com Renato Silveira, moderador do subreddit de Imagens e Comics.

Nenhum comentário: