segunda-feira, 10 de março de 2008

Lançamento: Órfãos do Eldorado

por Larissa Helena

Nesta quarta-feira (12), será lançado o novo livro de Milton Hatoum, escritor amazonense consagrado por seus romances Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos e Cinzas do Norte.

Órfãos do Eldorado faz parte da Coleção Mitos, da editora Companhia das Letras. O enredo mescla a lenda do Eldorado (uma cidade rica e fértil no fundo do rio Amazonas) à esperança na riqueza gerada pelo comércio da borracha. Tudo isso sob o relato de um homem na busca por seu amor, que concentra também os resquícios destas fantasias amazônicas.

“Hatoum fala sobre uma busca constante. E o importante no livro não é o que se encontra, mas sim esse caminho constante em direção a algo, essa procura”, explica Ângela Garcia, professora de Literatura Brasileira na UFRJ.


Milton explica que, apesar de se passar na Amazônia, o livro está longe de ser regionalista: "Difícil é dar uma dimensão universal às questões do romance. E para isso, escrever sobre São Paulo, Nova York, Recife ou Caxemira não é o fator determinante. O que sustenta uma ficção é o trabalho com a linguagem, e o que esta sugere, inventa e insinua sobre a alma humana, a História e a sociedade. É a linguagem que faz um bom livro.” – afirma.

E a linguagem do livro é capaz de impressionar qualquer leitor: por não ter divisão de capítulos, a narrativa vai num fôlego só. “Como os textos são relatos de memória, eles têm um andamento quase musical, muito diferente do tempo acelerado em que a gente vive hoje – e isso seduz o leitor”, acrescenta Ângela. Para compreender esse hipnotismo, só mesmo lendo o mais recente livro do amazonense que conquistou o mundo.

Nenhum comentário: