segunda-feira, 2 de junho de 2008

Oi Futuro apresenta "ENCONTRO/DESENCONTRO", de Ivens Machado

André Pernambuco
O Oi Futuro recebe a partir do dia 4 de junho a exposição “ENCONTRO/DESENCONTRO“, reunindo obras inéditas do artista visual Ivens Machado. Artista consagrado na história da arte brasileira e autor de obras singulares, Ivens possui vasto currículo nacional e internacional, tendo participado de várias versões da Bienal de Paris, da Bienal de São Paulo, e mais recentemente da Bienal do Mercosul, além de mostras individuais e coletivas em diversos países do mundo.

Além do material novo, a mostra traz vídeos realizados pelo artista durante os anos 70. Essas obras foram restaurados nos Estados Unidos especialmente para exposição. Sob a curadoria de Alberto Saraiva, "Encontro/Desencontro” apresenta, além dos trabalhos antigos de Ivens, um conjunto de vídeo-instalações realizadas com um novo tipo de linguagem, caracterizada pelo artista como “motivadora” e ao mesmo tempo “assustadora”. As video instalações serão as principais obras da exposição. A mostra é uma retomada para o artista, um dos precursores da vídeo arte no Brasil.
“De 74 a 76, eu produzi muito material. Mas comecei a me assustar com os rumos que os vídeos estavam tomando e com as possibilidades tecnológicas que fugiam de o que eu pretendia com os filmes. Eu também já tinha um trabalho como escultor e acabei indo para esse lado. Comecei a expor no exterior e minha carreira de vídeo artista parou por aí”, lembra Ivens.


Com uma carreira consolidada e consagrada como desenhista e escultor, o artista foi procurado pelo curador de Artes Visuais do Oi Futuro, Alberto Saraiva, para expor no espaço. “Em 2006, o Alberto, que conhecia o meu trabalho da década de 70, me procurou. Ele queria exibir os meus trabalhos antigos e me sugeriu produzir coisas novas. No ano seguinte, durante um projeto em Florianópolis, produzi, depois de 30 anos, ‘APERTANDO SILVANA’. A partir dele, resolvi retornar à videoarte”, explica Ivens.

A video arte “ENCONTRO/DESENCONTRO“, que dá nome à exposição, é também a mais longa das obras inéditas, todas com direção de Samir Abujamra e Ivens Machado, e será exibida numa tela no quarto nível. “Os pedaços se juntam, dançam e fazem movimentos”, define Ivens Machado sobre o vídeo que apresenta uma sinfonia de movimentações de braços e pernas.

Uma das obras que promete chamar a atenção do público é ”PERSEGUIÇÃO”. No exterior do elevador, um projetor exibirá imagens de uma perseguição realizada por quatro homens atrás de uma mulher, representada pela atriz Karla Dalvi. O filme é exibido na forma vertical e em preto e branco. As gravações foram feitas no Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro. A obra é apresentada em flashes e o ritmo, que começa lento, vai aumentando até demonstrar a agressividade e velocidade características de uma perseguição. Além das obras inéditas, serão apresentados no quinto nível, os vídeos documentais “Slavemaster/Slave”, de 1974; “Versus”, 1974; “Dissolution”, 1974, todos restaurados.

A exposição tem entrada franca e ficará exposta no Oi Futuro de 4 de junho a 3 de agosto no térreo e nos quarto e quinto níveis.
Oi FuturoRua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo(21) 3131-3060 De terça a domingo, das 11h às 20h.Classificação etária 18 anos

Oi Futuro

Nenhum comentário: