segunda-feira, 9 de junho de 2008

FLIP

Larissa Helena
Não, não é uma onomatopéia dos antigos desenhos do Batman.

FLIP é a sigla para Festa Literária Internacional de Parati, que acontece de 2 a 6 de junho esse ano. Isso mesmo: internacional e Parati, na mesma frase! Bom pra gente, não?

É que essa festa, que acontece desde 2003, virou um das mais importantes eventos de literatura do mundo, e o maior evento turístico de Parati também. Ano passado, foram cerca de 10 mil turistas na cidade. Por isso, se você pensa em ir, é bom já ir reservando seu ingresso - já que, apesar dos preços bem salgados, a maioria dos hotéis lota.

A professora de Literatura Brasileira Adriana Maruzzi, da USP vem todo ano para o Rio de Janeiro só para participar do evento: "A FLIP é muito legal porque é uma oportunidade de estar perto de quem faz a literatura hoje em dia. E a gente acaba conhecendo colegas de profissão de vários estados, que vêm pro Rio só por causa disso." - conta.

A FLIP é famosa por atrair diversos famosos, escritores ou não. Chico Buarque, por exemplo, apareceu por lá na última edição, em 2007.

Uma das presenças mais ilustres a visitar a festa foi o aclamado historiador Eric Hobsbawm, autor de livros como "A era do Capital" e "Era dos Extremos", muito utilizados no ensino médio e na faculdade, e lidos por todo amante de história.
Esse ano não vai ficar pra trás: o escritor e jornalista Modesto Carone marca presença como um dos grandes nomes brasileiros a participar.

Mas a novidade deste ano vai ser mesmo a vinda do escritor Neil Gaiman, autor das novelas gráficas Sandman e Morte, de livros infantis, de scripts de cinema (como Beowulf) e de vários livros fantásticos para adultos. A presença do escritor promete atrair um número muito maior de jovens do que nas outras edições da festa.
Falar em jovens, não dá pra deixar de falar da Flipinha, que é um evento paralelo que ocorre junto com a festa, mas voltado para o público infanto-juvenil. Além de atividades para crianças e adolescentes, vários escritores estarão presentes, mas não é coisa de criança não: "Acho interessante para os adultos estar em contato com autores de livros infantis, e voltar a pensar nesse universo mágico que atraía tanto a gente há algum tempo. A parte infanto-juvenil vale pra pessoas de todas as idades!" - comenta Adriana.

Bem, fica a dica para quem tiver um tempinho nas férias.

Para mais informações, dê uma olhadinha no site da FLIP

Mais do mesmo:

Nenhum comentário: