segunda-feira, 23 de junho de 2008

A efemeridade em pauta no Museu de Arte Moderna

André Pernambuco
Clemens Krauss chega ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e apresenta a mais completa de suas instalações temporárias. Através do projeto “Aufwand/Display”, desenvolvido pelo próprio artista, Clemens irá produzir, durante cerca de 3 semanas, uma pintura sob uma superfície de 8x30 metros.


A pintura instalativa “Aufwand/Display” existirá somente pelo período de duração da exposição e justamente este caráter efêmero da pintura muralista vem a ser essencial para este projeto. Clemens Krauss utilizará aproximadamente 100 kg de pura tinta a oleo para execução da obra. A disposição da pintura seguida por sua complexidade e apresentação, compostos pela produção e função da obra em si serão envolvidos em um discurso mútuo. O projeto é uma análise crítica desta pintura complexa composta por seus protagonistas, os contextos diversos e a obra sendo concebida diariamente. Clemens Krauss representa e simula atitudes e caracteres apropriados da mídia cotidiana. A natureza assimétrica da obra emerge pela própria expressão do trabalho – de forma metafórica pela injustiça social representada pelo “desperdício” que a obra implica tanto pelo material quanto pelo espaço ocupado. Ao mesmo tempo “Aufwand/Display” se nega a reforçar o gesto moral e também afirmações de caráter social e político. Esta obra tem a função de ativar argumentos intelectuais com condições pré-estabelecidas se tornando uma plataforma de disposição social e política do “zeitgeist” atual.


Ao invés de pleitear o interesse subjetivo de indivíduos, este projeto acentua uma simples fisicalidade – a reduçãao da escala do corpo humano como um símbolo de desintegração comparado à vasta escala do Brasil, devido à disposição demográfica desigual de sua população. Esta idéia é representada nesta pintura muralista, a qual ocupa intencionalmente somente uma pequena parte de toda superfície.

Entre o dia 3 de junho e o dia da abertura, o artista estará no MAM trabalhando na confecção da obra. As pessoas que visitarem o museu durante esse período poderão acompanhar pessoalmente todo esse processo.

Nenhum comentário: