sábado, 21 de junho de 2008

Todas as histórias que um guarda-roupas puder contar...

Aline Malafaia

A última edição do Fashion Rio, Primavera-verão 2009, trouxe um espaço novo, o Fashion Container, onde os estilistas fizeram instalações de arte utilizando como tema os diversos assuntos que permeiam a moda: o processo de criação de uma coleção, a importância de um figurino para um espetáculo, ou ainda a pura exibição das peças e materiais. Essa tendência – vivida, não ditada pela moda – , de se aproximar da arte, mostra que uma peça do vestuário tem muitas revelações a fazer.

A exposição, “Mulheres Reais”, em cartaz na Casa França-Brasil até o dia seis de julho, comprova essa atribuição Através da indumentária, ela conta como era o Rio de Janeiro de Dom João VI: as transformações que a colônia sofreu com a chegada da família real, as relações de poder e hierarquias expressas nas roupas, e, finalmente, como as mulheres se integravam e quais papéis exerciam na sociedade da época.


Os costumes e tradições daquele momento também estão retratados nessa narrativa, que flerta com o idioma: “Ao abrigar dois sentidos do adjetivo real – realeza e realidade –, a língua portuguesa nos ajuda a traçar uma via de mão dupla entre uma e outra. Devolvemos às nossas mulheres da realeza o sentido a condição de mulheres reais, e às mulheres da realidade, conferimos a realeza que lhes é devida”. As palavras das curadoras Emilia Duncan e Cláudia Fares, no texto de abertura, preparam o visitante para entender o que ele verá a seguir.

A primeira sala apresenta vestidos criados com uma livre inspiração no universo de cada rainha européia, D. Maria, D. Carlota Joaquina e D. Leopoldina, apresentando vestidos com elementos inusitados e resultados surpreendentes, que se transformaram em verdadeiras peças de arte. As legendas estão impressas em tecidos, como todos os textos da mostra, e penduradas em cabides.

Outros “figurinos” ao longo das salas são inspirados em pinturas, principalmente as aquarelas de Debret. O espectador pode conhecer ainda as mudanças de comportamento provocadas pela chegada da corte, a maneira como as mulheres da colônia passaram a imitar as da metrópole, a maneira de vestir das mulheres negras, com sua ancestralidade africana explícita em tecidos, amarrações, formas e acessórios, todos muito adaptados ao trabalho.

Além dessas, muitas outras surpresas fazem parte dessa exposição, que termina com um desfile de peças de estilistas modernos e heranças da realeza até hoje encontradas no carnaval.
"MULHERES REAIS"
Modas e Modos no Rio de D. João VI
Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro - Rio de Janeiro
Até 6 de Julho










Um comentário:

Anônimo disse...

E depois se esquiva dizendo que não sabe nada de moda ¬¬ ... excelente matéria, parabéns.