segunda-feira, 2 de junho de 2008

Literatura na internet

Larissa Helena
A internet tem ampliado seus domínios com uma velocidade que o ser humano é incapaz de acompanhar.A cada dia surgem milhares de novos sites. Acompanhando essa onda estão os blogs: é impossível calcular a quantidade deles. A cada momento surgem novos textos, novos endereços, novos usuários compartilhando seus escritos com a web.

E tem blog de tudo quanto é tipo: fofoca, matemática, sexo, moda... Mas hoje o tema vai ser mais específico: o blog literário.

Se você for na livraria, vai se impressionar com a quantidade de novos escritores pelas prateleiras...e provavelmente não vai conhecer nem metade: as editoras vivem lotadas de novos projetos de jovens que gostam de escrever, e se torna cada vez mais difícil se destacar nesse mercado.

Frente a essas dificuldades, os escritores vêem uma saída muito simples: publicar na internet.

Aqui, vamos dar apenas alguns exemplos desse vasto mundo dos blogs de literatura.

O blog Jardim Suspenso existe há 2 anos e acabou conquistando leitores e colaboradores fixos. O criador do blog, que escreve como Pássaro sem patas, explica por que resolveu expôr o que escrevia na internet: " Porque escrevia só para mim e queria que as pessoas olhassem os textos ai resolvi expor no Jardim".

Hoje em dia, o Jardim tem 8 pessoas escrevendo, umas com mais, outras com menos frequência. E aí surge nossa outra questão: por que chamar outras pessoas para escrever? "Porque eu achei que as pessoas talvez passassem pelas mesmas questões que eu. E deste modo posso juntar amigos e novos escritores" - afirma Pássaro.

Ivson Souza, outro colaborador do blog, explica por que começou a escrever: "era uma forma de dar voz a minha angústia. Pra mim o processo de escrever é similar a vomitar, uma hora você simplesmente precisa botar pra fora e no blog posso colocar e tirar o que bem entender ao meu bel-prazer"

Cada um tem uma motivação diferente para expôr seus textos na web. Mas a maioria considera mais fácil escrever no blog do que publicar um livro: "eu não tenho dinheiro pra publicar um livro e não sei se teria o compromisso" - comenta Ivson.

Roberta Pio, estudante de jornalismo, escreve há dois anos e meio no Sete anos de Azar e afirma que maioria das pessoas elogia o blog, mas que ainda não pensa em publicar um livro: "Dá trabalho e acho que ainda estou muito crua. O blog é uma maneira de treinar."- conta.

E os blogs ainda oferecem uma cosia que os livros não têm: pelos comentários, quem postou fica sabendo logo se gostaram ou não do texto. Ivson afirma que isso deixa uma certa expectativa: "a gente espera que pelo menos as pessoas queridas leiam. Quem escreve quer ser entendido, não tenho dúvidas. Pra mim, lá no fundo, é tudo autobiográfico."

Mas existem também as pessoas que não gostam de expor seu blog para ninguém, como é o caso de uma jovem que não quis se identificar (nem ceder o endereço do seu blog): "Eu não mostro meu blog pra ninguém. Só guardo pro caso de ter problema no computador. Eu quero ter tudo em algum lugar".

Para os leitores, o motivo acaba importando pouco, e o que acaba importando é o vasto material que se encontra internet afora. Vale a pena dar uma olhada nos blogs e achar os talentos que mostram a cara na web. E nessa viagem, você vai acabar encontrando blogs de marmanjos escritores, tipo o Millôr; e de novatos que ainda estão abrindo o caminho no mundo da literatura.

E confira também:

Nenhum comentário: